Só a mobilização do povo por seus direitos pode derrotar o golpismo e defender o governo Lula! Nenhum pacotaço contra os trabalhadores!
Punição de todos os golpistas fardados ou não! Defender o governo Lula contra o golpismo! Nenhum pacote econômico contra o povo!
Foto: https://noticiadoamazonas.com.br/
Os fatos
Os documentos apreendidos pela Polícia Federal na operação que investiga a intentona bolsonarista de dezembro de 2022, intitulada Operação Punhal Verde Amarelo, provam que o plano dos golpistas era assassinar Lula (Presidente eleito), Geraldo Alckmin (Vice-presidente) e o ministro Alexandre de Moraes (Supremo Tribunal Federal).
A Polícia Federal atribui a Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o envolvimento direto com a ação dos chamados “kids pretos” mobilizados para a Operação Punhal Verde e Amarelo de assassinatos seletivos.
Só para lembrar, Braga Netto também foi vice na chapa de Bolsonaro na disputa eleitoral de 2022 à Presidência, em que Lula venceu o bolsonarismo nas eleições.
Uma mensagem do general da reserva Mário Fernandes para o tenente-coronel Mauro Cid, então ajudante de ordens de Bolsonaro, mostra que o ex-presidente estava sabendo de toda a movimentação golpista executada por seus auxiliares e deu sinal verde para eles.
Na mensagem, Fernandes diz que conversou com Bolsonaro sobre o assunto. A mensagem é datada do dia 8 de dezembro de 2022, a mesma época em que, segundo as investigações, o ex-presidente vinha tratando das minutas de decretação do Estado de Sítio e Garantia da Lei e da Ordem (GLO) com os seus auxiliares nos Palácios do Planalto e Alvorada. Há um registro de entrada de Fernandes no Alvorada nesse mesmo dia.
Quais os objetivos golpistas?
O objetivo da operação golpista era instaurar uma ditadura no Brasil contra as liberdades democráticas de milhões de brasileiros e a destruição do movimento operário-popular (partidos de esquerda, sindicatos, movimentos sociais). Assim, seria possível de aplicar um programa ultraliberal de fins dos direitos sociais, privatização total da saúde, destruição da educação pública, liberação da destruição ambiental, aniquilamento das reservas indígenas e aumento brutal da exploração. E tudo isso baseado numa escalada da repressão estatal contra a resistência popular com prisões, torturas, desaparecimentos e assassinatos.
Quem ganharia com o golpe?
Com o povo reprimido e superexplorado só ganharia o grande capital nacional e internacional, representado por partidos da extrema direita e da direita tradicional. A lógica é simples: se não ganha nas urnas, golpe contra o povo! Tudo pelo lucro. Tudo pelos privilégios.
As classes dominantes brasileiras não querem pagar impostos e defendem a jorna 6 X 1. E sempre se sentem ameaçadas por qualquer governo de esquerda com uma base social organizada.
E o governo Lula? Qual sua natureza e suas contradições?
O governo Lula é um governo de esquerda reformista, isto é, pensa que pode resolver os problemas do Brasil, país oprimido pelo imperialismo, nos marcos do capitalismo periférico. O PT é um partido operário burguês, ou seja, um partido com bases no movimento operário-popular, mas com um programa de tímidas reformas democrático-burguesas. Por isso, o governo Lula (PT) não rompeu com o projeto neoliberal que vem saqueando e destruindo os Brasil desde os anos 1990. Também, não enfrenta os problemas estruturais como a defesa soberania nacional, uma reforma agrária popular, o combate às desigualdades regionais, a reforma urbana, a expansão da moradia popular, a estatização do sistema financeiro, o confisco sem indenização de ramos chaves da economia (energia, comunicações, siderurgia, saneamento, indústria naval, setor farmacêutico, por exemplo), saúde e educação pública para todos, além de medidas contra a superexploração do trabalho.
O governo Lula deve pensar em primeiro lugar no povo para derrotar o golpismo
Mas, o governo Lula mesmo sem avançar e com vacilações crescentes, continua tendo o ódio das classes dominantes brasileiras e do imperialismo. Quanto mais Lula recua diante do grande capital nacional e estrangeiro, mais o golpismo avança.
Lula deve se apoiar nas massas trabalhadoras que o elegeram. Mas, a maioria do povo brasileiro precisa de reformas imediatas para enfrentar seus problemas. Essa é a questão que se coloca para qualquer trabalhadora e trabalhador: por que apoiar e defender um governo que pensa primeiro nos patrões, nos ricos?
O povo deve ter motivos concretos para defender Lula e o PT. Não apenas palavras abstratas como democracia ou defesa das instituições. Democracia é comida no prato, filhos na escola, mais empregos, aumento salarial, terra, direitos, fim da repressão policial e da carestia. Esse é o caminho para um Brasil melhor, democrático e socialista!
- Pela punição de todos os golpistas fardados ou não!
- Defender o governo Lula contra o golpismo!
- Nenhum pacote econômico contra o povo!
- Às ruas contra o golpismo e por nossos direitos!