Coreia do Sul: as massas detiveram a tentativa de golpe de Estado
Esta história foi retirada e editada a partir da reportagem feita por jornalistas do jornal socialista revolucionário coreano Solidariedade dos Trabalhadores. A história começa às 3 da tarde de sábado, 7 de dezembro, e termina às 10 da noite, mais ou menos. É uma lição para derrotarmos as tentativas golpistas no Brasil.
Quando a votação sobre o impeachment de Yoon Seok-yeol termina, centenas de milhares de cidadãos que estavam guardando a Assembleia Nacional até o fim estão suspirando e com raiva.Foto: https://ws.or.kr
15h
A partir das duas da manhã de sábado, várias manifestações da Confederação dos Sindicatos da Coreia foram realizadas simultaneamente.
Uma reunião de greve do Sindicato de Transporte Público foi realizada perto da saída 5 da estação da Assembleia Nacional. No terceiro dia de greve, dezenas de milhares de pessoas se reuniram, incluindo 11.000 trabalhadores ferroviários que chegaram a Seul, bem como trabalhadores, estudantes universitários, jovens e cidadãos.
A greve do sindicato ferroviário, que exigia aumentos salariais e mão de obra adicional, recebeu grande apoio. Isso mostra que a luta dos trabalhadores para melhorar as condições de trabalho pode encorajar o movimento pela renúncia de Yoon Seok-yeol (presidente que instalou a lei marcial)
15h20
Mesmo antes do início da mobilização principal, as ruas e calçadas em frente ao portão principal da Assembleia Nacional, que era o local de encontro, já estavam cheias até o Parque Cultural Yeouido.
Mesmo assim, as pessoas continuam chegando. Você tem que fazer fila na estação da Assembleia Nacional. Devido ao congestionamento e desvios de ônibus, muitas pessoas caminham pelo Parque Yeouido.
Às 3 da tarde, a principal marcha nacional com velas começou com grandes aplausos.
Existem muitas bandeiras e faixas diferentes. Após o término da manifestação anterior às 2 horas, cerca de 15.000 membros da Confederação Coreana de Sindicatos marcharam ao lado do Parque Yeouido e entraram no local. O local de encontro já estava tão cheio que o grupo da Confederação Coreana de Sindicatos não conseguiu chegar ao local onde originalmente pretendiam sentar-se e teve que se sentar no final da fila.
Neste momento, Yeouido está cheio de entusiasmo pela renúncia de Yoon Seok-yeol.
16h
Na principal marcha nacional com velas, Yang Kyung-soo, presidente da Confederação Coreana de Sindicatos, fez o primeiro discurso. Foi relatado que foi objeto de uma prisão de emergência pelo comando da lei marcial.
“Seok-yeol Yoon tem muito medo da união entre a Confederação dos Sindicatos da Coreia e os cidadãos. Se Yoon Seok-yeol tivesse sido preso quando os jovens caíram em Itaewon e Marine Chae morreu, isso não teria acontecido. Para evitar repetir a história, vamos despejar Yoon Seok-yeol e mandá-lo para a prisão hoje".
16:15 da tarde
O porta-voz da manifestação declarou que o número de pessoas havia ultrapassado um milhão. A multidão está tão cheia que até o parque Yeouido está lotado. Os celulares estão fora de serviço porque a internet foi desligada.
17h30
Na Assembleia Nacional, depois de votar novamente a Lei do Procurador Especial Kim Kun-hee, os legisladores do Partido do Poder Popular estão deixando a sessão plenária como ratos. Os legisladores e conselheiros do partido da oposição estão vaiando.
Por outro lado, o número de pessoas está aumentando em frente à Assembleia Nacional. As pessoas conversam e gritam sobre como uma pessoa que cometeu tantos pecados não tem vergonha e faz de tudo para manter sua posição. Você pode ver jovens de todos os lugares dizendo aos seus amigos que perguntam se podem ir agora e como vir.
À medida que o sol se põe, o número de pessoas aumenta mesmo com tanto frio que um hálito branco sai da boca.
Neste momento, a área em frente à Assembleia Nacional está cheia de pessoas, o que torna impossível se deslocar de frente ao Banco Kookmin, onde está instalado o palco principal, até a Estação Yeouido. As estradas, os becos e o parque Yeouido estão cheios de pessoas. Enquanto as pessoas tentam fazer uma pausa do frio por um tempo, não há lugar para ir aos cafés nos becos de West Yeouido em frente à Assembleia Nacional.
Como havia tantas pessoas na Estação da Assembleia Nacional que estavam passando sem parar, um aviso de segurança foi emitido dizendo-lhes para descer na Estação Yeouido da Linha 5 e caminhar. Logo, a Estação Yeouido também implementou a passagem sem paradas devido a preocupações com a situação e acidentes de segurança. Como havia muitas pessoas na Linha 9, alguns participantes não puderam fazer transferência na estação Noryangjin e caminharam até o local da manifestação.
Há tantas pessoas que o palco principal não pode cobrir todos os participantes do ato. Em todos os lugares, as pessoas gritam slogans como a renúncia de Yoon Seok-yeol, o impeachment de Yoon Seok-yeol, a prisão de Yoon Seok-yeol e a dissolução de seu partido, o Partido do Poder Popular.
Dezenas de milhares de pessoas marcharam na estação Yeouinaru e continuam a vigília com velas em frente à sede do Banco de Desenvolvimento da Coreia enquanto observam a situação da Assembleia Nacional em uma grande tela de LED.
Na avenida da Assembleia Nacional, em frente à Assembleia Nacional, as 10 pistas estão cheias de pessoas sentadas em protesto. Eles também nomearam um moderador próprio e continuam gritando slogans exigindo um impeachment.
No palco principal, Kang Jeong-nam, chefe da sede do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Coreia em Seul, falou sobre o terceiro dia de greve. Quando ele se desculpou pelo inconveniente causado ao usar o trem, gritos de aprovação explodiram por toda parte. O diretor Kang disse: "Mas não há hora sem sentir desconfortável agora, certo?" Quando questionados, de todas as fileiras surgiram gritos de apoio e encorajamento à greve. A greve dos trabalhadores ferroviários representa não só as suas exigências, mas também o seu desejo de que Yoon Seok-yeol renuncie.
O ativista Oh Sang-hoon da Solidariedade Sindical do Grupo Samsung expôs a opressão trabalhista de Yoon Seok-yeol ligando-a à lei marcial.
“Os trabalhadores estiveram à beira da morte devido à repressão ao sindicatos desde o momento em que Yoon Seok-yeol assumiu a presidência. O governo de Yoon Seok-yeol arrastou violentamente o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos da Coreia, que estava protestando no topo de uma torre de aço, no início da manhã e o levou para a prisão enquanto seu sangue fluía. Se a lei marcial tivesse sido aplicada, os membros da Assembleia Nacional teriam sido presos, derramando muito sangue.”
17h45
Quando a sessão plenária da Assembleia Nacional soube da notícia de que a Lei do Procurador Especial Kim Kun-hee ,ou seja, o impeachment do presidente, havia sido rejeitada por dois votos, vaias explodiram em todos os lados. As pessoas amaldiçoam e dizem que o Partido do Poder Popular deveria ser abolido.
Tornou-se difícil aprovar o impeachment hoje. No entanto, as pessoas continuam levantando a voz e continuam com seus protestos sem vacilar. Pode-se ver que a raiva dos participantes se acumulou ao longo de muitos anos.
Sob o governo de Yoon Seok-yeol, inúmeras pessoas comuns sofreram dificuldades econômicas, se sentiram humilhadas e alienadas. A crise do custo de vida está piorando.
Jovens de cerca de 20 anos, que tinham relativamente menos antipatia por Yoon Seok-yeol do que pessoas de meia-idade entre 30 e 50 anos no início de seu mandato, estão rapidamente recorrendo a sentimentos radicais anti-Yoon Seok-yeol. Prova disso é a participação proeminente dos jovens (especialmente as mulheres) em recentes declarações universitárias, assembleias gerais de estudantes e manifestações de ontem e de hoje.
Independentemente do resultado da votação de impeachment, a proteção reacionária do Partido do Poder Popular ao golpe de Yoon Seok-yeol realmente aumentará a antipatia em relação ao governo e ao partido governante em geral, aprofundando a incapacidade de Yoon Seok-yeol de governar. As pessoas podem dizer àqueles no poder e que não desistem de nada, que renunciem a tudo.
18h20
Na sessão plenária da Assembleia Nacional, onde foi impossível aprovar o projeto de lei de impeachment porque os legisladores do Partido do Poder Popular foram embora como ratos, o líder do Partido Democrata, Park Chan-dae, que veio explicar a proposta de impeachment, gritou os nomes. dos membros do Partido do Poder Popular um por um e gritaram para que voltassem depois de explicar a proposta.
Do lado de fora do prédio da Assembleia Nacional há uma mistura de decepção, raiva fria e algumas zombarias, juntamente com slogans de impeachment. Mesmo em meio à raiva, também havia sentimentos de frustração sobre o que fazer. Há conversas em andamento sobre que o poder nacional também deve ser completamente eliminado neste momento.
Os participantes ativos vão voluntariamente à sede do Partido do Poder Popular, perto do salão de eventos. “Vocês, traidores!” “Colaboradores!” Gritando ferozmente, eles vão em massa para o beco do Hotel Kensington, onde fica a sede do Partido do Poder Popular. Está aumentando. Quando as pessoas expressaram sua raiva, a polícia rapidamente interveio para proteger o partido golpista.
Algumas pessoas se sentaram na frente da polícia e começaram a gritar slogans como "Dissolver o Partido do Poder Nacional" e "Cúmplices na Guerra Civil". As pessoas que se reuniram depois de ouvir os slogans copiaram os slogans sobre a dissolução do Partido do Poder Nacional.
19h30
A equipe do palco principal começou a marchar em direção à Assembleia Nacional, dizendo que iriam cercar a Assembleia Nacional. Uma enorme coluna marchava calmamente para a frente da Assembleia Nacional, apesar da grande raiva. Combinado com o número de pessoas que ocuparam completamente a rua em frente à Assembleia Nacional desde a manifestação, uma enorme onda de pessoas encheu a rua em frente à Assembleia Nacional. É realmente espetacular.
Atualmente, três grupos continuam a manifestação. As fileiras deste evento gritam slogans como “destituição”, “Devolva o poder nacional” e “O poder nacional deve passar no processo de impeachment” em frente à Assembleia Nacional. A multidão da vigília com velas também grita slogans como “Colaboradores, votem”. Estudantes universitários e cidadãos que se reuniram voluntariamente na sede do Partido do Poder Nacional gritam slogans de “Desmantelar o Partido do Poder Nacional”.
Há muita determinação em todos os lugares de que o impeachment deve ser feito de alguma forma hoje.
Na Assembleia Nacional, os membros da Assembleia Nacional esperam votar o projeto de lei de impeachment, mas o presidente da Assembleia Nacional não pôs fim à votação. Eles dizem que se os votos contarem de qualquer maneira, eles serão rejeitados por falta de número de votantes, então eles vão esperar até a meia-noite e pressionar.
Os legisladores do Partido Democrata reclamam que o Partido do Poder Popular está realizando uma reunião geral de legisladores e bloqueando legisladores individuais que estão dispostos a votar a favor do impeachment. Até agora, três legisladores do Partido do Poder Nacional participaram da votação.
Como tantas pessoas se reuniram, alguns foram para casa, mas a multidão em frente à Assembleia Nacional ainda era grande.
“Acusar, acusar, acusar Yoon Seok-yeol!”
“Vote rapidamente na destituição!”
«A lei marcial ilegal Yoon Seok-yeol renuncia!»
As filas em frente à Assembleia Nacional ocupam completamente a rua principal em frente ao portão da Assembleia Nacional e gritam vigorosamente slogans como este.
Eles continuam a manifestação agitando barras de luz e lanternas de telefones celulares.
O apresentador da manifestação anunciou que houve um confronto com a polícia em frente à sede do Partido do Poder Popular.
22h
Muitas pessoas saíram com raiva após o impeachment fracassado de Yoon Seok-yeol, que esperavam hoje, mas apesar disso, cerca de 100.000 pessoas, a maioria jovens entre adolescentes e vinte e poucos anos, ficaram e expressaram suas expectativas de que o impeachment fosse bem-sucedido. até o fim.
As ruas em frente à Assembleia Nacional e à Assembleia Nacional ainda estavam cheias de pessoas cantando alegremente “Vote” até o fim.
No entanto, a moção para acusar Yoon Seok-yeol, que exigiu a aprovação de 200 pessoas, terminou com apenas 195 votos (9h20).
O senso ingênuo de justiça dos jovens que pensavam: “Se você se reunir tanto, levará a um impeachment”, hoje foi completamente traído por aqueles que estão no poder e pelos ratos do partido no poder.
Quando a notícia do fim da votação foi anunciada, gritos de raiva explodiram por todo o lado. O lema de “Vote” é alterado para “Vocês são pessoas?”.
Os slogans de “Acusar Yoon Seok-yeol” e “Dissolver o Partido do Poder Popular” encheram as ruas noturnas em frente à Assembleia Nacional.
Representantes das organizações da sociedade civil que organizaram a manifestação de hoje emitiram uma declaração intitulada “Yoon Seok-yeol não é mais o presidente do povo”.
O Partido do Poder Nacional é um colaborador na guerra civil que pisoteou a vontade do povo soberano e não vai parar até que Yoon Seok-yeol seja acusado e punido, por isso apelou para realizar vigílias com velas todos os dias a partir de segunda-feira.
Quando o partido da oposição anunciou que iria republicar o projeto de lei de impeachment, as pessoas aplaudiram e expressaram sua determinação em não parar até que Yoon Seok-yeol fosse derrubado e punido. Embora eu tenha sido traído e desapontado hoje, não fiquei nem um pouco frustrado.
Em resposta a outra convocação para uma reunião máxima no próximo sábado, as alunas adolescentes que estavam ao lado do jornalista começaram a conversar. "Podemos nos encontrar assim?" "Acho que sim."
Hoje é o início da luta pelos jovens que entraram em atividades políticas pela primeira vez, pelo milhão de pessoas que se reuniram com a esperança da renúncia de Yoon Seok-yeol, e pelas dezenas de milhões de pessoas que não o fizeram. Participaram da manifestação, mas esperavam a queda do criminoso golpista Yoon Seok-yeol.
Os jovens que voltaram para casa compartilharam o entendimento de que a luta deve continuar, em vez da frustração de não poder fazê-lo. A combinação de músicas emocionantes, slogans radicais e bastões de animação que brilham no escuro que continuaram até o final da manifestação parecia simbolizar o enérgico desafio da nova geração ao governo injusto.
Os golpitas rejeitaram completamente o promotor especial Kim Kun-hee e o impeachment de Yoon Seok-yeol. Levarm as pessoas comuns à dor da morte e da pobreza, mas também declararam que não cederiam a nenhum dos poderes democráticos.
A partir de hoje, depois de Yoon Seok-yeol, o fato de que o próprio Partido do Poder Popular é o pior inimigo se enraizou na mente de inúmeras pessoas. O Partido do Poder Popular não foi o partido político que sucedeu a Park Chung-hee, Chun Doo-hwan e Roh Tae-woo, que chegaram ao poder por meio de um golpe militar? E é possível que uma minoria tenha começado a perceber a necessidade de mudanças e lutas mais radicais.
Agora todos devem se juntar à luta. Se deixarmos essas pessoas em paz, todas as nossas vidas serão arruinadas. Foi a coragem das pessoas comuns que impediu o golpe de Yoon Seok-yeol. Os trabalhadores de todo o mundo devem lutar por seus próprios problemas e arriscar a renúncia do governo. Se os trabalhadores estão à frente de milhões de pessoas que querem justiça, democracia e paz, o tempo que levará para derrubar Seok-Yeol Yoon será mais curto.