Português (Brasil)

Jaguaruana /CE: famílias retomam controle total e definitivo de território

Jaguaruana /CE: famílias retomam controle total e definitivo de território

Movimento Camponês no Ceará dá exemplo: só a luta muda a vida.

Compartilhe este conteúdo:

 

Cedo da manhã de hoje, domingo, 25 de agosto, as famílias da Comunidade Gregório Bezerra II, em Jaguaruana-CE - desde o dia 14 de julho ameaçadas com a presença de jagunços armados e encapuzados -, retomaram o controle do território da fazenda Baquit, latifúndio abandonado há anos e pertencente à família do deputado estadual Osmar Baquit.

“Lutar, correndo o risco de morrer, ou continuar vivendo na escravidão? Nós decidimos lutar. Lutar porque queremos viver! Nós, agricultores, sem a terra não somos livres. E a liberdade só é completa quando cultivamos alimentos sem veneno para as pessoas. Gente não é coisa, para ser usada e envenenada só para dar lucro aos grandes. Nossa retomada é total porque a terra é nossa. E é definitiva porque não abriremos mão dela” , declarou seu Antônio Pereira, integrante da Gregório e avô de oito crianças também participantes da resistência.

Para Thales Emmanuel, membro da coordenação da Organização Popular - OPA, “ o grupo empresarial alugou o pasto para o gado de três conhecidos fazendeiros do município. Uma clara tentativa de burlar a lei! Lutamos para que se agilize o processo de desapropriação por parte do IDACE e do INCRA, e assim se evite derramamento de sangue. As famílias trabalhadoras não querem guerra, mas estão dispostas a lutar até o fim pelo direito humano que sabem possuir”.

A situação segue bastante tensa e, se você quer colaborar com a luta em Defesa da Casa Comum, compartilhe geral esta matéria.

UNIR! LUTAR! CONSTRUIR PODER POPULAR!

 

Fonte: opa_organizacaopopular Instagram

Compartilhe este conteúdo:

 

 secretaria@partidocomunista.org
Junte-se a nós!