A escravidão ainda não acabou no Brasil
Realizada entre julho e agosto, Operação Resgate 4 reuniu diversos órgãos federais e resgatou 593 pessoas do trabalho escravo em 16 unidades da federação.
Foto original: Agência Brasil
Uma operação com 23 equipes de fiscalização resgatou 593 pessoas de condições análogas à escravidão em 125 ações em 15 estados e no Distrito Federal. Dessas, 16 são crianças e adolescentes e duas trabalhadoras domésticas – uma delas com 94 anos, a pessoa mais idosa a ser retirada da escravidão contemporânea no país.
A Operação Resgate 4, realizada de 29 de julho a 28 de agosto, foi um esforço concentrado de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, procuradores do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Federal, agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal e defensores da Defensoria Pública da União.
Realizada anualmente, a Operação Resgate tem sido uma das maiores de combate a esse crime, não pelo número de resgatados (em 2007, 1.064 foram libertados em uma só fazenda de cana e usina em Ulianópolis, no Pará), mas pela estrutura envolvida, a quantidade de ações fiscais simultâneas e a diversidade de atuação.
No ano passado, a terceira edição resgatou 532 pessoas em 22 estados e no Distrito Federal. Ou seja, 2024 representou um aumento de 11,5% no total de vítimas encontradas. Vale ressaltar que ações de resgate comuns são realizadas semanalmente no Brasil desde maio de 1995.
Entre as atividades com o maior número de vítimas na zona rural estão o cultivo de cebola (141 pessoas), a horticultura (82), o cultivo de café (76) e o cultivo de alho (40). Em áreas urbanas, destacaram-se a construção civil (44), as clínicas para usuários de drogas (18), os restaurantes e similares (16) e os condomínios prediais (16).
O passado escravista do Brasil ainda se faz presente no preconceito racial, na superexploração da classe trabalhadora e no trabalho escravo que permanece na sombra, mas encontra-se disseminado em todo território nacional.
Fonte: https://reporterbrasil.org.br/2024/08/megaoperacao-resgata-domestica-94-anos-outros-592-escravidao/