Viva os 100 anos da Coluna Prestes!
O ano de 2024 marca os 100 anos da a Coluna Prestes. Foi uma uma marcha heroica que, partindo do Rio Grande do Sul em outubro de 1924, passou por 13 estados brasileiros, travou 53 combates e derrotou 18 generais do Exército brasileiro durante dois anos e três meses. Eram cerca de 1,5 mil homens e 50 mulheres comandados por jovens oficiais militares. A marcha foi de 25 mil quilômetros no sertão do Brasil, finalmente internando-se na Bolívia em 1927.
É um marco imprescindível para o início da queda da República Velha e auge do movimento dos jovens tenentes que buscavam um Brasil mais justo.
Inicialmente formada por duas colunas, uma liderada por Miguel Costa, a partir de São Paulo (1924), e outra por Luís Carlos Prestes, a partir do Rio Grande do Sul (1924), os combatentes se encontraram em abril de 1925 no Paraná para seguirem, juntos, Brasil adentro. Formou-se, assim, aquela que ficou eternizada para a história como Coluna Prestes.
A Coluna Prestes percorreu uma distância de 25 mil quilômetros, atravessando 13 estados brasileiros: do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Fato que fez dela uma das maiores marchas militares da história mundial. Travou 53 combates e derrotou 18 generais do Exército brasileiro durante dois anos e três meses. Eram cerca de 1,5 mil homens e 50 mulheres comandados por jovens oficiais militares. A marcha foi de 25 mil quilômetros no sertão do Brasil. A saga terminou em 3 de fevereiro de 1927, quando Prestes se internou na Bolívia com 620 combatentes, e Siqueira Campos se abrigou no Paraguai com 65 de seus homens. Por não ter sido derrotada, apesar de duramente combatida por tropas do governo federal e dos governos estaduais ganhou a denominação de Coluna Invicta.