Português (Brasil)

EUA: greve de trabalhadores da Boeing

EUA: greve de trabalhadores da Boeing

Novos contratados, antigos contratados, aposentados, estão unidos por seus direitos. Os maquinistas da Boeing entraram em greve passando por cima da burocracia sindical.

Compartilhe este conteúdo:

Trabalhadores da Boeing em greve em Everett, Washington, em 13 de setembro de 2024 (Foto: wsws.org)

 

O primeiro dia da greve de 33.000 maquinistas da Boeing nos estados de Washington, Oregon e Califórnia mostrou o tremendo poder da classe trabalhadora. Os trabalhadores saíram pouco depois da meia-noite da manhã de sexta-feira (13/9) depois de rejeitar por quase 95% um contrato de venda apoiado pela liderança da Associação Internacional de Maquinistas (IAM) e votarem por 96% para entrar em greve.

A greve é um golpe contra a gigante aeroespacial, que está buscando empurrar os custos de sua crise em andamento para as costas dos trabalhadores. É também um repúdio à burocracia do IAM, que trabalhou em conjunto com a corporação e o governo Biden-Harris para tentar evitar uma greve contra um importante exportador dos EUA e grande empreiteiro de defesa.

Os maquinistas da Boeing estão expressando os verdadeiros sentimentos dos trabalhadores em todo o país e em todo o mundo. Há uma enorme oposição dentro da classe trabalhadora ao ataque aos padrões de vida, ao aumento da desigualdade social e aos ataques aos direitos sociais básicos. A posição tomada pelos trabalhadores da Boeing está dando voz a esses sentimentos.

Os trabalhadores sofrem o impacto do crescente custo de vida, que é  agravado por mais de uma década de extensões de contrato impulsionadas pelo IAM. Além disso, há o completo abandono dos padrões de qualidade e segurança pela administração da Boeing, especialmente após a fusão de 1997 entre a Boeing e a empreiteira de defesa McDonnell Douglas.

A luta de classes tende a se acirrar nos EUA e o proletariado estadunidense está se movendo. Isso é uma grande notícia para os trabalhadores de todos os países. 

Pelo internacionalismo proletário, todo apoio à greve dos trabalhadores da Boeing!!!

 

Fonte:t htps://www.wsws.org/en/articles/2024/09/14/rmjh-s14.html

Compartilhe este conteúdo:

 

 secretaria@partidocomunista.org
Junte-se a nós!