A guerra é um grande negócio para o imperialismo
Quem lucra com guerra dos EUA pode levar o mundo à III Guerra Mundial. O complexo militar-industrial ameaça agora não apenas o investimento público, mas a própria humanidade.
A administração Biden está se preparando para enviar US$ 567 milhões (R$ 3,09 bilhões) em ajuda letal às autoridades de Taiwan.
Armamentos que estão em armazéns militares – equipamentos obsoletos – eles vão enviar isso para Taiwan como parte dos esforços em curso para irritar a China, provocar situações lá, criar consciência pública de tensão e conflito e medo sobre a situação entre os Estados Unidos e a China.
É um esquema de lavagem de dinheiro. Basicamente o governo imperialista dos EUA está doando essas armas para Taiwan. Depois, o governo vai dar meia-volta e comprar novas armas para substituir aquelas. Isso é um presente para a indústria de defesa, que uma indústria de guerra, realmente. Essa é uma relação contínua entre o complexo militar-industrial e seu controle por parte do governo americano.
Os EUA se comprometeram a reconhecer o território de Taiwan como parte da República Popular da China em pelo menos três declarações formais, incluindo o Comunicado de Xangai de 1972 negociado sob o ex-presidente Richard Nixon e dois acordos subsequentes em 1979 e 1982. Mas Washington tem procurado cada vez mais provocar a China nos últimos anos sobre a questão sensível de Taiwan, enviando armas para as autoridades taiwanesas e despachando navios para o estreito de Taiwan.
Esses diferentes envios de armas totaliza cerca de um bilhão de dólares. E isso para O que o governo imperialista dos EUa poderia fazer com esse bilhão de dólares para abrigar pessoas que estão vivendo em tendas e caixas de papelão nas ruas de nossas cidades? O que poderiam fazer com esse bilhão de dólares para melhorar a saúde neste país? O que eles poderiam fazer com um bilhão de dólares para ajudar as crianças em nossas escolas para que elas tenham uma melhor educação?
O conflito em Donbass proporcionou outra grande oportunidade para os capitalista fabricantes de armas ganharem lucros recorde, transformando a Ucrânia em um membro da OTAN de fato ao encher o país com armamentos ocidentais. O bloco liderado pelos EUA tem buscado se expandir em prol dos fabricantes de armas, com cada novo Estado-membro obrigado a atualizar seus equipamentos militares.
Por isso, a derrota do imperialismo, também, é uma derrota do complexo industrial-militar e uma vitória dos trabalhadores na luta pelo socialismo.