ARGENTINA: em defesa da universidade pública e gratuita
BALANÇO DA MOBILIZAÇÃO DE 23 DE ABRIL
TENDENCIA MILITANTE BOLCHEVIQUE - CLQI ARGENTINA
A Mobilização do 23 de Abril em defesa da universidade pública gratuita marcou e se insere num crescimento da resistência popular ao ajustamento de Milei.
Num contexto onde o plano de Milei se apoia em um ataque brutal às conquistas das massas, incluindo a educação pública. No caso da universidade pública este ataque inclui a ausência de um orçamento educacional para o ano em curso.
No conjunto do país - incluindo a mobilização em cidades como Córdoba, Mar del Plata, etc. - a mobilização de 23 de abril em defesa da universidade pública contou com cerca de um milhão de pessoas.
Trabalhadores docentes, trabalhadores não docentes e estudantes participaram na mobilização do 23 de Abril e, tendo-a promovido, também participaram na mobilização movimentos sociais, organizações de direitos humanos e partidos de esquerda.
Como havíamos afirmado, a gigantesca mobilização nacional em defesa da universidade pública gratuita marca a tendência de crescente resistência popular aos ataques do governo endurecido de Milei e também um importante início de mobilização da juventude.