Português (Brasil)

Debate sobre geopolítica mundial e conjuntura nacional no Ceará

Debate sobre geopolítica mundial e conjuntura nacional no Ceará

Para além da propaganda dominante e da mesmice da esquerda reformista, que reproduzem a lógica burguesa, no Ceará ocorreu um debate a partir da perspectiva dos trabalhadores. Dialogou-se sobre a crise capitalista, ofensiva imperialista contra os povos e seus reflexos na luta de classes no Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

 

No dia 17 de julho, foi realizada uma roda de conversa com professores, jornalistas, servidores públicos, estudantes e militantes de esquerda do Brasil e Argentina sobre a Geopolítica Mundial e Conjuntura Brasileira.

A atividade foi realizada no Auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC).

A roda de conversa foi aberta, apresentada e mediada pelo camarada Frederico Costa, professor da Universidade Estadual do Ceará. Foi filmada e editada por Leonardo Lima Ribeiro, graduado e especialista em Comunicação Social, com ênfase prática em cinema e publicidade voltada ao jornalismo sindical.

O professor de economia marxista Fábio Sobral abordou a trajetória do capital nas modalidades de Capitalismo de taxa de lucro e Capitalismo de massa de lucro e demonstrou os limites teóricos dos que opõem o Capital Industrial como progressivo frente ao Capital financeiro.

German Motta, servidor público argentino traçou um panorama da luta continente a partir de uma comparação entre a Argentina, como vanguarda da reação fascista Latina-americana e da Venezuela, como vanguarda da resistência antigolpista, bem como também foi instado por Frederico a abordar a extrema direita e a juventude atual.

O próprio Frederico Costa abordou o Capitalismo hoje e o programa dos trabalhadores e o historiador Érico Cardoso fez uma periodização do Imperialismo, da relação entre as grandes guerras e as ondas revolucionárias desde a Guerra Franco-Prussiana, no século XIX, passando pelas Primeira e Segunda guerras até a ameaça da Terceira Guerra Mundial no século XXI.

Compartilhe este conteúdo:

 

 secretaria@partidocomunista.org
Junte-se a nós!