Português (Brasil)

Todos ao Grito da Terra da ocupação/retomada Gregório Bezerra, ameaçada pelos jagunços da especulação imobiliária!

Todos ao Grito da Terra da ocupação/retomada Gregório Bezerra, ameaçada pelos jagunços da especulação imobiliária!

A militância do Partido Comunista (PC) esteve presente na assembleia de 20 de julho, juntamente com companheiros da Tendência Militante Bolchevique da Argentina (TMB), ambas, seções do Comitê de Ligação pela IV Internacional (CLQI). É preciso cobrir de solidariedade ativa à ocupação Gregório Bezerra e a OPA, derrotar a intimidação criminosa dos jagunços a mando da especulação fundiária capitalista e vencer a luta pela desapropriação da terra.

Compartilhe este conteúdo:

Cerca de 65 famílias de trabalhadores rurais disputam uma terra contra uma família, a do empresário, especulador fundiário e deputado estadual Francisco Osmar Diógenes Baquit (PDT).


A terra se localiza no município de Jaguaruana, no Ceará, uma cidade nascida em 1865, próxima ao litoral e que faz fronteira com o Rio Grande do Norte, fica a 183 km de Fortaleza e que hoje possui pouco mais de 30 mil habitantes.


Há anos, cerca de mil hectares de terras estavam abandonados, sem cumprir sua função social. Até a Constituição Federal (Art. 184) diz que, em tal caso, a terra deve ser desapropriada para fins de Reforma Agrária. Mas “a lei é infringida impunemente, e à luz do dia, uma, duas, três... as vezes que forem necessárias, se é para favorecer grandes empresários.” (Quanto vale uma vida? https://opaorganizacaopopular.blogspot.com/2024/07/quanto-vale-uma-vida.html?m=1)
Os trabalhadores estão organizados na Organização Popular, OPA, nascida em 2010 na mesma região e devido a organização e a firme disposição de luta dos mesmos, tanto o Instituto de Terras do Ceará (IDACE) como a justiça, que costumam ficar do lado do capital, dessa vez, reconhecem a legitimidade da ocupação pelos trabalhadores.


O IDACE realizou um laudo técnico para abrir negociações pela terra, enquanto o lado do especulador diverge dos valores. A justiça não reconheceu a existência do uso produtivo da terra alegado fraudulentamente pelo especulador. Perdendo terreno nas instâncias em que confia, desde o dia 14 de julho, o latifúndio vem apelando para mercenários para impor medo as 60 famílias de trabalhadores quando elas se dirigem a terra para organizar a ocupação.


Em resposta, os lutadores da Gregório vêm ampliando sua base de apoio social dentro da cidade de Jaguaruana, distribuindo milhares de panfletos de porta em porta, denunciando o cerco da jagunçada e convocando um Grito da Terra em solidariedade à ocupação no sábado, 27 de julho, as 8h da manhã na praça da Prefeitura de Jaguaruana.

Instagram da OPA: Hoje, a Retomada Gregório Bezerra, em Jaguaruana-CE, recebeu a visita solidária de companheiros do Partido Comunista (PC) e do padre Júlio Ferreira, da Congregação Redentorista.
TODOS E TODAS EM LUTA PELA CASA COMUM!
UNIR! LUTAR! CONSTRUIR PODER POPULAR!


Para organizar essa atividade, foi realizada uma assembleia na terra ocupada no dia 20 de julho. A militância do Partido Comunista (PC) esteve presente, juntamente com companheiros da Tendência Militante Bolchevique da Argentina (TMB), ambas, seções do Comitê de Ligação pela IV Internacional (CLQI). É preciso cobrir de solidariedade ativa à ocupação Gregório Bezerra e a OPA, derrotar a intimidação criminosa dos jagunços a mando da especulação fundiária capitalista e vencer a luta pela desapropriação da terra, para que deixe de ser improdutiva e passe a produzir pelas mãos dos trabalhadores.

Compartilhe este conteúdo:

 

 secretaria@partidocomunista.org
Junte-se a nós!