CEARÁ: Vitória na luta das universidades estaduais
Divulgamos nota do movimento grevista das universidades públicas estaduais cearenses. Depois de muita mobilização e mais um ato no dia 11 de junho foi retomada a negociação por parte do governo estadual.
Após mais de 60 dias de greve, movimento paredista das estaduais conquista reabertura de diálogo com o Governo Estadual
Hoje, a Sinduece, Sindiuva, Sindurca, Regional NE1 do Andes-SN, representante do Cadastro de Reserva e o Movimento Estudantil se reuniram com os deputados Missias Dias (PT/CE), Guilherme Sampaio (PT/CE), Larissa Gaspar (PT/CE) e o Mandato do deputado Renato Roseno (PSOL/CE), para reivindicar a reabertura imediata da mesa de negociação. Esse encontro, porém, não se configurou como uma mesa de negociação formal devido à limitação dos deputados, que atuaram apenas como mediadores e não como representantes diretos do governo, no momento de hoje.
Após uma série de diálogos, ficou acordado que os deputados, na função de mediadores do movimento junto ao Governo, retornariam o mais rápido possível com uma data para a abertura oficial da Mesa de Negociação. Esta negociação visa discutir os pontos da contraproposta aprovada pela categoria.
Neste momento, em que o movimento recebe um aceno claro de negociação com o Governador Elmano de Freitas, algo até então negado, é imprescindível a mobilização contínua e crescente do movimento docente.
A retomada do diálogo representa uma importante vitória para o movimento, destacando a importância da luta e da persistência das professoras e dos professores em busca de dignidade, condições salubres de trabalho e valorização de seu trabalho diário. Seguimos firmes e fortes aguardando a Mesa de Negociação ser instalada.