ÍNDIA: solidariedade com Yogendra Yadav/NDPF contra o assédio policial!
Um dos principais membros da Frente Popular Democrática Nacional da Índia (NDPF), uma organização da classe trabalhadora, foi invadida pela polícia.
A casa do líder Yogendra Singh Yadav, um dos principais membros da Frente Popular Democrática Nacional (NDPF), uma organização da classe trabalhadora em Uttar Pradesh, na Índia, foi invadida pela polícia no dia 16 de março de 2024. No momento da investida repressiva, o camarada Yadav não estava em casa e, por isso, a sua esposa e filha tiveram de enfrentar a polícia sozinhas. A polícia invasora nem sequer dispôs de uma policial feminina. Isto colocou-os numa posição lamentável e causou alguma preocupação à família: é em si uma forma de assédio no contexto da Índia.
Parece que o motivo da operação foi perseguir o camarada Yadav pelas suas atividades em ajudar os agricultores locais a resistir às actividades de privatização levadas a cabo pela administração de extrema-direita do BJP em Uttar Pradesh, que está alinhada com Narendra Modi a nível nacional.
Nós, do Comitê de Ligação para a Quarta Internacional, com sede no Brasil, Argentina e Reino Unido, e da Class Conscious, com sede na Austrália e nos Estados Unidos, condenamos esta ação policial. Exigimos que a polícia mantenha as mãos longe dos ativistas da classe trabalhadora e dos agricultores e não assedie e reprima as atividades dos militantes pelos pobres e oprimidos que lutam por melhores condições. Enviamos a nossa total solidariedade ao camarada Yadav, à sua família e aos camaradas da NDPF.