Português (Brasil)

EUA: há uma enorme diferença entre 2016 e 2024

EUA: há uma enorme diferença entre 2016 e 2024

Trump está a assumir a liderança do imperialismo sem "cartas" para jogar porque o Complexo Militar Industrial, depois de perder guerras na Ucrânia e na Palestina, está agora a drenar o próprio poder do imperialismo dos EUA, não o contrário! Trump não pode "Tornar a América Grande Novamente"! Os EUA de Trump não podem ser a Alemanha das duas guerras mundiais! A Alemanha era uma potência industrial! Os EUA estão desindustrializados! A Bolsa de NY não pode lutar uma guerra! Não produz nada!

Compartilhe este conteúdo:

Mike Gimbelcomunista americano de longa data

Meus pensamentos sobre a eleição de Donald Trump nos EUA:

Muitas pessoas boas estão, por boas razões, horrorizadas com a eleição, ontem, nos EUA, de Donald Trump como Presidente.

Donald Trump é tão arrogante, racista e misógino hoje, como quando foi eleito Presidente dos EUA, em 2016.

No entanto, há uma enorme diferença económica, política e militarmente para o imperialismo dos EUA, em 2024, a partir de 2016.

O mundo mudou!

É por isso que precisamos estar confiantes de que a nossa classe trabalhadora e os camaradas oprimidos devem ser otimistas!

Em 2016, os EUA foram capazes de intimidar e ameaçar todas as nações do mundo, com sanções econômicas e ameaças militares.

Em 2016, todas as nações no globo, incluindo a China e a Rússia, tiveram que medir com muito cuidado, as suas ações e as suas palavras, em termos de como o imperialismo liderado pelos EUA reagiria.

O imperialismo liderado pelos EUA agiu com confiança e arrogância, como HEGEMON MUNDIAL, em 2016.

Hoje, em 2024, o imperialismo liderado pelos EUA está em processo de ver a sua hegemonia evaporar diante dos olhos das pessoas do mundo inteiro e tornou-se objeto de ódio sobre o seu papel de liderança no genocídio em Gaza.

Quando Donald Trump presta o juramento de cargo, como Presidente dos EUA, a 20 de janeiro de 2025, enfrentará o mundo com a sua arrogância habitual muito limitada, porque será o líder de uma potência mundial extremamente enfraquecida.

A arrogância e raiva de Donald Trump, portanto, logicamente só podem ser utilizadas DENTRO dos EUA, não externamente contra a Rússia e a China, não importa o quanto ele deseje.

No entanto, a Lógica não é o maior trunfo de Donald Trump! Teremos que esperar para ver se os neocons ao seu redor vão levar Trump a uma estúpida desventura militar, que só vai ACELERAR o colapso do imperialismo liderado pelos EUA!

Por enquanto, parece que Trump está determinado a evitar tal guerra e, em vez disso, a tentar combater uma guerra comercial econômica, não só com a China, mas com grande parte das nações do globo! Não é uma jogada sensata!

Esta guerra comercial económica irá destruir ainda mais o bem-estar económico da população dos EUA, uma vez que uma espiral inflacionária resultaria dessa guerra comercial.

As tarifas impostas aos bens estrangeiros, pelas políticas económicas propostas por Trump, teriam de ser pagas pela classe trabalhadora nos balcões de caixa nos estabelecimentos de venda a retalho, porque a maioria dos bens comprados nos EUA, serão de produção estrangeira.

Como é que isso fortalecerá o imperialismo dos EUA? Não pode e não irá! Só irá enfraquecer ainda mais a economia à medida que o poder de compra da população dos EUA irá diminuir drasticamente, forçando milhares de empresas dos EUA a falir, por falta de clientes!

O triunfo eleitoral de Trump vai, no início, fazer com que os seus seguidores fascistas fiquem 'prontos' com esperanças que NÃO PODEM SER CUMPRIDAS!

O slogan de Trump: "Fazer a América Grande Outra Vez" não pode ser transformado numa realidade. Aquele 'navio' já partiu!

O imperialismo americano enfrenta uma dura realidade:

SÃO $36 TRILHÕES DE DÓLARES EM DÍVIDA!

A economia do imperialismo americano está a ser estrangulada por essas 850 bases militares estrangeiras, que servem apenas HOJE, como "alvos fáceis", já não como projeção do poder militar real!

O custo monstruoso para o orçamento dos EUA e para a economia dos EUA, para a manutenção dessas bases estrangeiras, tornar-se-á rapidamente uma questão divisória com as classes dominantes capitalistas, dentro dos EUA, assim que a realização da perda de eficácia dessas bases militares, por demonstrar o poder militar do imperialismo dos EUA, se tornar Aparentemente.

O Complexo Industrial Militar dos EUA (CMI, MIC em inglês) não é o centro do controle do domínio capitalista dos EUA, não importa o quanto alguns da esquerda possam acreditar nisso.

Para que é usado um MIC?

É a "FORÇA DE POLÍCIA MUNDIAL" para proteger os lucros imperialistas dos EUA e as classes dominantes capitalistas dos EUA!

O MIC é como a sua força policial local, que foi projetado para intimidar o inimigo de classe internamente, enquanto o MIC também é a FORÇA POLICIAL dos EUA por intimidar o inimigo da classe EXTERNA.

O Petróleo e Gás do Oriente Médio é a maior fonte de lucro para o imperialismo liderado pelos EUA e suas classes dominantes capitalistas.

No Oriente Médio, o MIC é a força de proteção imperialista para a predação de petróleo e gás do Oriente Médio.

A entidade sionista foi criada como um POSTO MILITAR imperialista, para o MIC, para proteger os lucros predatórios do imperialismo liderado pelos EUA, contra qualquer tentativa das nações nas tentativas da região de nacionalizar suas instalações de produção de petróleo e gás.

Donald Trump, por outras palavras, está a assumir o controle da liderança do imperialismo dos EUA, com poucas, se nenhuma, "cartas" para jogar porque o MIC, depois de perder guerras na Ucrânia e na Palestina, está agora a drenar o poder do imperialismo dos EUA, não o contrário!

Em outras palavras, Donald Trump não pode "Tornar a América Grande Novamente"!

Seus seguidores ficarão rapidamente desapontados!

Sim, o 'núcleo' fascista maníaco dos apoiantes de Trump vai ignorar a realidade e é provável que tentem esmagar tudo e todos à sua esquerda, quando Trump não for capaz de realizar seus sonhos furtivos, mas a massa da população vai mover-se fortemente para a esquerda, a fim de defender seus padrão de vida, sob a futura austeridade económica que Trump será forçado a implementar.

NOVAMENTE, REPITO:

DONALD TRUMP NÃO TEM RESPOSTAS PARA O QUE ESTÁ POR VIR!

ESTA NÃO É A ALEMANHA da Primeira Guerra Mundial e da Segunda Guerra Mundial.

Na Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial, a Alemanha era uma potência imperialista em ascensão, com uma enorme base industrial. Em ambas as guerras, a Alemanha poderia esperar desafiar o imperialismo dos EUA pelo domínio mundial, se fosse capaz de colocar toda a base industrial europeia sob o seu controle militar. (veja meu vídeo vinculado, abaixo, para um passado histórico)

Os EUA não são a Alemanha dessas duas guerras!

A Alemanha era uma potência industrial! Os EUA desindustrializados!

A Bolsa de Valores de Nova Iorque não pode lutar uma guerra! Não produz nada!

A confusão de Donald Trump também vem do fato de que sua riqueza vem de completamente fora dos setores industriais, manufatura e mineração.

Trump é um 'Barão imobiliário'.

Trump é apenas um GRANDE LANDLORD, a própria epítome de um capitalista 'rentier'!

O capitalismo baseia-se na produção de bens, enquanto que o senhorio é uma relíquia do FEUDALISMO.

Os proprietários não servem nenhum propósito na produção capitalista! Eles são os derradeiros "sugadores de sangue".

Em toda revolução, o primeiro alvo das massas indignadas, é o SENHORIO!

Donald Trump sabe como 'Comprar e Vender', que é uma relíquia de uma época passada, mas tem pouco conhecimento de PRODUÇÃO CAPITALISTA! É por isso que Trump se concentra no COMÉRCIO, não na PRODUÇÃO, como a solução para os problemas econômicos imperialistas dos EUA!

Colocar tarifas sobre as mercadorias que entram no país, tentar forçar o capitalista estrangeiro a deslocalizar as suas fábricas para os EUA, a fim de vender para o enorme mercado americano, é uma loucura.

O aumento maciço da inflação, devido aos custos criados por essas mesmas tarifas, será um enorme desincentivo a esse investimento, pois irá causar a redução do mercado americano, simplesmente porque as massas americanas não terão dinheiro para comprar esses bens!

Como tal, Donald Trump pode ser, e provavelmente continuará, o "touro na loja de porcelanas", quebrando todos os pratos. Ele não consegue evitar. Ele não entende o sistema econômico do qual é o líder. Ele não tem nenhuma ligação vital, na sua experiência, com a sua base econômica CAPITALISTA.

O Partido Democrata, representando o núcleo das classes dominantes capitalistas dos EUA, tem décadas de experiência liderando o CAPITALISMO americano.

Donald Trump, no entanto, é provável que faça o imperialismo liderado pelos EUA entrar em declínio ainda mais rápido simplesmente porque ele tem muito menos experiência e muito menos conexões necessárias com líderes experientes de classe dominante necessários para fazer o trabalho. O imperialismo americano contratou um verdadeiro "Mob Boss" (um capo da máfia) como seu líder! Um "Mob Boss" não sabe de economia, só sabe fazer "protection racket" (cobrar taxa de segurança, uma situação na qual um grupo criminoso exige dinheiro do dono de uma loja, empresa, etc. em troca de concordar em não prejudicá-los)!

Sim, o futuro próximo, para as classes trabalhadoras dos EUA e para os povos oprimidos, pode provavelmente ser dificultado, talvez mesmo em confrontos sangrentos, mas essa dificuldade traz possibilidades de resultados otimistas no futuro.

APENAS SEJAM PACIENTES E PRONTOS PARA LUTAR, CAMARADAS!

PREPAREM-SE!

ORGANIZE-SE!

O COMUNISMO VAI VENCER!

Aqui está o link para o vídeo a que me referi, que explica como o imperialismo dos EUA foi a causa tanto da Primeira Guerra Mundial como da Segunda Guerra Mundial:

Compartilhe este conteúdo:
  Veja Mais
Exibindo de 1 a 9 resultados (total: 29)

 

 secretaria@partidocomunista.org
Junte-se a nós!